segunda-feira, 19 de abril de 2010

Salas de Jantar

A sala de jantar é um ambiente social em que nos reunimos não só para as refeições do dia a dia, quando não se dispõe de uma sala de almoço ou uma mesa na cozinha, mas também, para a vivência de momentos especiais em que refeição e boa companhia se completam para transformar em um momento magnífico e inesquecível às nossas mentes.

Diante desta situação para esta sala, por questão de praticidade, é conveniente que esteja próxima à cozinha. Até mesmo encontramos hoje sua integração com a cozinha dando origem ao chamado espaço gourmet tão comum nas revistas de decoração. No entanto, a adoção do espaço integrado pode ter suas limitações.

Por exemplo, em um espaço pequeno em que as refeições são preparadas em grande quantidade e para várias pessoas diariamente, pode criar uma situação desagradável devido à gordura e cheiro que se espalhará em todos os ambientes da moradia, devido à facilidade criada pela integração. Para esta situação pode ser evitada mediante o uso de uma coifa potente com a função de exaustão. Entretanto, o uso da coifa para exaustão prevê a existência de um duto o que nem sempre é possível dependendo da moradia.

A melhor possibilidade nestes casos é a existência de uma abertura parcial como a de um passa pratos que pode ser fechado ou quem sabe uma porta que pode ser aberta quando se deseja a integração e fechada para isolamento quando necessário. As portas corrediças de vidro jateado podem ser uma boa opção principalmente levando em conta que permitem a propagação parcial da luz, ao mesmo tempo, que proporcionam um melhor aproveitamento do espaço dependendo da forma como são colocadas.

Quanto a adoção da mesa e cadeiras o cuidado deve ser redobrado. Algumas medidas devem ser cuidadosamente estabelecidas para que a circulação não fique comprometida. Outro aspecto importante é a iluminação. O ideal, como quase para a maioria dos ambientes da área social e até mesmo para a área íntima, é que se possa criar um clima adequado a situações diferentes. Isto pode ser executado com o uso de luminárias de apoio (Arandelas, abjures, velas, etc) ou até mesmo o uso de dimmer para controle da iluminação.

Para quem deseja melhorar a sala de jantar algumas dicas, já conhecidas, poderão ajudar:

- As toalhas tornam a sala mais clássica e aconchegante. O mesmo efeito pode ser apreciado por cadeiras cobertas por capas.

- O uso da madeira também pode dar a sensação de calor e aconchego

- Se o ambiente for pequeno, o uso do vidro permite a transparência e uma sensação de espaço maior.

- Cadeiras com braços(Poltrona) proporcionam maior comodidade, principalmente se a reunião à mesa for duradoura e de costume freqüente.

- O uso de tapete pode não ser muito prático. No caso de uso freqüente da sala, a limpeza e manutenção do tapete também passam a ser constantes.

- Se adotar tapete, as cadeiras não devem prender seus pés quando movimentadas. Elas devem se movimentar livremente sobre o tapete.

- Para a passagem de pessoas, entre a mesa e a parede deve haver pelo menos 1,10m de distância.

- Ao puxar uma cadeira para se sentar ou levantar, é necessário no mínimo uma distância de 0,60 a 0,70m da mesa à parede.

- Um pendente ainda é uma forma charmosa e elegante de iluminação e sua altura da mesa deve ser no mínimo de 0,80m.

Enfim, é bom lembrar que adoção do mobiliário deve harmonizar com o estilo adotado na decoração. Também é necessário que ao adquiri-los, tenha-se plena clareza e precisão das medidas do ambiente para que não haja engano na hora da aquisição.

 A Sala de Jantar e um momento de encontro | Decoração &  Design

 A Sala de Jantar e um momento de encontro | Decoração &  Design

 A Sala de Jantar e um momento de encontro | Decoração &  Design

 A Sala de Jantar e um momento de encontro | Decoração &  Design

 A Sala de Jantar e um momento de encontro | Decoração &  Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário