segunda-feira, 21 de junho de 2010

Decoração de sala – Fotos e Dicas

A decoração da sala é composta por três etapas: escolha das cores do ambientes, móveis e iluminação. Aconselha-se o uso de cores suaves para estes ambientes, permitindo ousadia somente em uma das paredes. A sugestão é o uso de cru, bege ou branco no teto e paredes, e uma cor forte (roxo, laranja, amarelo, vermelho, azul, etc) na parede menor da sala ou quarto.

A decoração da sala deve tambem ter uma boa iluminação, em geral de cor amarela, como halógenas ou dicróicas, que deixam o ambiente mais relaxante.

Os móveis para sala representam o clima e gosto dos donos da casa, retratam o clima que a casa deve ter: moderno, acolhedor, futurista, sereno. As cores podem ser ousadas, desde que não haja muita mistura no mesmo ambiente.

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa, um convite a momentos em família e reunião com amigos. Por esse motivo é muito importante saber como escolher e dispôr os móveis que farão parte da decoração deste ambiente. Levando sempre em consideração: qual o tamanho do ambiente a ser decorado. Para evitar excesso de informação. Faça um esboço em um papel, do formato da sala e suas medidas.

O próximo passo importante é saber quantas pessoas residem na casa e quantas pessoas você espera acomodar neste sala (incluindo um número mínimo de visitantes). É importante sempre usar o bom senso: ambientes muito pequenos não podem acomodar um número grande de pessoas.

Ao decidir a quantidade de assentos, é mais fácil escolher quantos sofás e poltronas você precisará. O ambiente consegue acomodar um ou mais sofás de dois ou três lugares? Quantas poltronas você pode usar? Há espaço também para uma mesa de centro e uma mesa lateral? Preste muito atenção à relação entre as medidas dos móveis e as medidas do ambiente.

O segundo passo, é saber como dispor os móveis. Comece sempre pelo maior e neste caso, mais importante móvel da sala: o sofá. Em seguida acomode as poltronas. Uma sugestão para manter o equilíbrio é colocar um sofá de três lugares e duas poltronas em frente ao sofá. Entre esses móveis, você pode optar por uma mesa de centro.

Os sofás e as poltronas não devem estar a uma distância maior que dois metros. É importante a proximidade para manter uma boa relação e facilitar o diálogo com os familiares e amigos que se reunirão nesta sala. Lembre-se também de deixar um espaço para circulação: nada mais incomodo que esbarrar nas quinas dos móveis.

Agora você já tem uma idéia da quantidade de móveis que precisará para decorar sua sala, o terceiro passo é: como escolher estes móveis?

Os móveis acima de tudo precisam ser resistentes, duráveis e confortáveis. Seja qual for a função que você espera de sua sala – um local para descanso, leitura ou receber amigos – você precisa de muito conforto. A decoração precisa ter a sua cara, não tenha receio de misturar estilos, cores ou texturas. Dê personalidade à decoração de sua sala.

Outra dica para estimular os sentidos e tornar o ambiente mais alegre é adicionar cores e texturas à decoração de sua sala. Você tambem pode optar por dar um charme à sua decoração adicionando almofadas e mantas estampadas e coloridas.

Vasos de plantas e flores tambem são super bem vindos e combinam perfeitamente com qualquer ambiente.

Entre as opções de plantas ornamentais para utilizar em cachepots sugerimos Raphis ou Clusia. A Raphis é uma elegante palmeira, muito utilizada na decoração de interiores. Esta palmeira apresenta múltiplos caules, semelhantes ao bambu, revestidos com uma fibra rústica e marrom. A Clúsia apresenta folhas rígidas, brilhantes em forma de gota e suas flores são pequenas e brancas. Ela tem uma característica inédita: pertence ao único gênero de plantas conhecido capaz de absorver gás carbônico durante a noite.

Seja qual for o tipo de planta escolhida, lembre-se sempre dos cuidados necessários: regar os vasos de plantas e podar as folhas secas são essenciais.

Agora você já sabe como escolher e planejar a disposição dos móveis para sua sala, fique à vontade para inovar. Seja qual for o seu estilo para decoração, sempre use e abuse de sua criatividade e seja feliz !!!

Veja abaixo algums fotos como sugestão de decoração de sala de estar :



Um comentário: