Além de encontrar papéis de parede em vários estilos e estampas é possível escolher entre dois tipos diferentes, o vinílico que, apesar de mais caro, possui uma camada de PVC, é mais resistente e pode ser limpo com um pano úmido e o vinilizado que é o modelo mais simples existente (vide embalagem).
Para ambientes mais descontraídos e contemporâneos indica-se papéis com desenhos geométricos, cores vibrantes e texturas diferenciadas e marcantes. Se o restante da sua decoração pender para o lado mais tradicional e clássico, busque aplicar em sua parede cores neutras, desenhos minimalistas ou florais. Modelos com cores e desenho vintage podem dar um contraste bacana, combinados a móveis contemporâneos para criar um ambiente mais retrô.
Há também alguns modelos mais diferenciados, com estampas que imitam temas naturais, como: madeira, pedra ou com inspirações animais, como pele cobra e onça, acrescendo mais ousadia ao ambiente. Nesse caso, uma dica bacana é aplicá-lo em apenas uma das paredes, combinando-o com outros elementos neutros, a fim de não deixar o ambiente tão pesado.
Para quartos infantis, os mais queridos e procurados pelos papais, mamães e crianças são os modelos inspirados em personagens presentes nos desenhos e animações.
Assim como o papel de parede ajuda a minimizar um ambiente, ele também pode causar efeito contrário e transformar um ambiente para deixa-lo transmitir com a sensação de um espaço maior. Linhas horizontais ajudam a causar essa impressão, enquanto faixas verticais proporcionam a ilusão de uma distância maior entre o piso e o teto.
Os papéis de parede também podem cobrir imperfeições da pintura ou do acabamento. Além disso, se for bem aplicado e cuidado ele pode chegar a ter uma vida útil maior do que a tinta, durando até oito anos. Em construções mais clássicas e requintadas, o papel de parede pode ser uma solução para o resultado final do ambiente.
A iluminação do ambiente também pode trazer efeitos diferenciados em locais com papel de parede.
É importante também lembrar-se de ornar os móveis do ambiente com o modelo de papel de parede escolhido. Eles precisam sempre estar em perfeita sintonia.
É de extrema importância comprar sempre os papéis de parede do mesmo lote, pois pode haver risco de variação da tonalidade da cor do modelo.
Depois de escolher o modelo de papel de parede para a sua casa é preciso instalá-lo. Você pode deixar essa tarefa por conta de um profissional especializado da área ou então pode instalar você mesmo seguindo as dicas do vídeo do Curso de Bricolagem da Leroy Merlin.
Normalmente, os papéis de parede não vêm com a cola inclusa. Após escolher o papel de parede, compre também a cola para aplicá-lo, levando em conta o tamanho da parede que o papel será aplicado. Se necessário, procure um assessor de venda de uma de nossas lojas para te ajudar no cálculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário